O que é Antroposofia e como ela pode te ajudar?
- Michele Pereira
- 16 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

O significado da palavra Antroposofia é “a sabedoria do homem”. A sabedoria, a “sofia”, que vejo como sendo a capacidade que o ser humano tem quando usa todo o seu potencial mental e criador.
As idéias sobre as quais a antroposofia estão baseadas são inspiradas nas obras filosóficas de Rudolf Steiner (1861-1925) que foi um filósofo austríaco que estabeleceu as bases de uma metodologia que reúne o pensamento lógico e o pensamento analógico dentro duma mesma compreensão. Quando a enciclopédia britânica procurou Steiner para que, de próprio punho, fizesse uma definição do que é Antroposofia, ele escreveu : “ Antroposofia é a ciência feita com o Eu Superior do Homem ”.
Pode ser caracterizada como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional, e possui aplicação em praticamente todas as áreas da vida humana.
Gosto de chamar a atenção para definições da antroposofia que traduzem a maneira com a qual busco aplicar em meus trabalhos ligados ao desenvolvimento humano que são: Desenvolvimento de uma nova consciência do todo, da auto-consciência, da individualidade humana e sua natureza e da liberdade.
Diversas novas maneiras de conceber áreas do conhecimento foram ampliadas pela antroposofia e foram criadas, por exemplo a pedagogia waldorf, a medicina, odontologia e terapias Antroposoficas, a arquitetura, a agricultura biodinâmica, os medicamentos antroposoficos, o aconselhamento biográfico, entre outros.
A antroposofia pode auxiliar o ser humano a entender o caminho que nos leva a sabedoria tão almejada pela humanidade, partindo do pressuposto que todos temos o direito de usufruir de uma consciência mais elevada e respostas para nossas perguntas fundamentais, podemos compreender a Antroposofica como uma fonte.
Há um site que recomendo para quem busca conhecer um pouco mais a antroposofia: http://www.sab.org.br.
"Autoconhecimento verdadeiro só é dado ao homem Quando ele desenvolve interesse pleno de amor aos outros; Conhecimento verdadeiro do mundo, o homem só alcança Quando procura conhecer seu próprio ser " Rudolf Steiner